quinta-feira, 27 de maio de 2010

Helloween - Unarmed (Review)

O Helloween lançou um novo disco, uma coletânea para comemorar os 25 anos da banda. Okay, zilhões de bandas fazem, fizeram e vão fazer isso, mas porque essa coletânea é diferente ? Porque a banda decidiu mexer nos arrajos e fazer praticamente um acústico; com orquestra, coral e metais (mais alguém se lembrou de um outro disco chamado S&M ?). Vamos a nossa resenha faixa-faixa.



A coletânea já começa com um clássico da banda: Dr. Stein, e sinceramente, essa é a pior música do disco, uma versão fraquíssima, com backing vocals que deixaram a música ridícula. O pior dela é a letra que não condiz nem um pouco com a música ''alegrinha'' e seus backings e saxs. O único jeito dessa faixa se salvar é se o ouvinte não conhecer a versão original ou a letra, aí ela pode levar uma nota 7 por sua alegria.

Depois Entra Future World, que desmancha o fracasso causado pela música anterior. Sei que os fãs da banda gostam muito mais do Michael Kiske, mas essa música ficou muito melhor na voz de Deris, e na versão ''unarmed'' também. O refrão ficou bem interessante; um pequeno solo de guitara, muito bom também. Uma das melhores do disco.

If I Could Fly que apesar de ser uma música originalmente bem power metal, ela também tinha um toque de piano no meio, e na versão acústica isso não mudou; a música se adequou perfeitamente, tanto nas letras como na música. O solo no violão e depois no piano ficou perfeito, a única coisa que deveria ser descartada, tanto nessa como em outras músicas do play, é o backing vocal que me parece não ser o forte do Helloween.

Confesso que quando começou Where The Rain Grows eu até dei uma risadinha. Uma música que é puro metal, com guitarras bem rápidas se transformou numa baladinha bem melódica de FM. Apesar dessa descaracterização total, a música ''unarmed'' ficou extremamente boa ! O refrão que já era bem forte e marcante ficou ainda mais. Essa a banda podia adotar para o repertório de shows.

Keeper´s Trilogy é um Medley de 17 minutos que os caras de Halloween (Keeper Of The Seven Keys Part 1), Keeper of the Seven Keys (Keeper of the Seven Keys Part 2) e The King for a 1000 Years (Keeper of the Seven Keys III - The Legacy). A faixa é muito boa, começa com uma introdução incrível de orquestra e depois entra a guitarra e a bateria, na versão original, sem esse negócio de acústico, com velocidade. Depois volta a ficar calma... enfim, é algo que só dá pra entender ouvindo.

Eagle Fly Free foi mais um erro da banda, principalmente nos vocais duplicados, com a voz do Deris e de uma mulher que não faço a mínima idéia de quem seja... nem o Google ! Essa canção ficou parecendo uma bossa nova com um refão legalzinho; a única coisa boa na música é o refão, só.

Opa, agora veio uma muito legal, Perfect Gentleman. Fiquei com esse refrão na cabeça uma semana inteira, apesar dos backing vocals ainda incomodarem...

Forever And One não se diferencia muito de sua original. Os arranjos são praticamentes os mesmos, só que, diferente da original, o piano acompanha a música toda, sem nenhuma guitarra ou bateria. Me lembrou muito a clássica November Rain, e imaginei o Helloween tocando Forever And One ''unarmed'' ao vivo, do mesmo jeito que o Guns N´Roses, e sinceramente, acho que a ''fonte de inspiração'' veio deles mesmo.

Começa I Want Out, uma bela introdução no violão, até que depois vem um coral infantil bem estilo ''Another Brick In The Wall Prt. 2'' cantando um '''lá lá lá''. Teve muita gente que ficou zoando esse ''lá lá lá'', mas eu até que gostei, é bem diferente e dá uma vontade de cantar uma coisa tão simples: ''lá lá lá''. Indo para a música, ela ficou muito boa, a guitarra ficou atrás, dando destaque ao vocal e com o refrão sendo cantado pelo coral infantil: I WANT OUT !

Fallen To Pieces é uma música que eu não gostava originalmente, e no Unarmed não mudou muito. Mesmo assim, a nova versão ficou muito melhor, como sempre, o refrão melhorou a canção, mas além disso, tem uma guitarra espanhola muito interessante, com certeza, o destaque da canção. Poderia ter sido melhor se tivessem tirado esses backing vocals, já atrapalhou muita coisa até aqui.

Unarmed termina com A Tale That Wasn´t Right, que é totalmente orquestrada, do início ao fim, bem chatinha, só pra completar o disco mesmo.

Conclusão: Unarmed é um bom disco, mas se você é um fã xiita da banda ou do gênero, desista, o negócio aqui é saber lidar com novos horizontes. Em mminha opinião, o disco deve ser ouvido, vale a pena, tem umas baladas não muito melódicas que ficaram bem legais, os refrões dão fáceis de decorar e cantar. Acho que o Unarmed se tornou bem em sua função de coletânea: conseguir novos fãs. Unarmed é um ótimo disco para se apresentar a banda à alguém, principalmente porque não exagera nos vocais agudos.


  1. "Dr. Stein"
  2. "Future World"
  3. "If I Could Fly"
  4. "Where The Rain Grows"
  5. "The Keeper's Trilogy"
  6. "Eagle Fly Free"
  7. "Perfect Gentleman"
  8. "Forever & One"
  9. "I Want Out"
  10. "Falling To Pieces"
  11. "A Tale That Wasn't Right"
DOWNLOAD


necessário estar cadastrado e logado no forum para ter acesso aos link. Se você ainda não criou uma conta clique aqui para se registrar).

Clique aqui para debater sobre a banda e o disco





0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More