quinta-feira, 8 de julho de 2010

Review: Vanden Plas - The Seraphic Clockwork



Nota: 9,5



Apesar de estarem na ativa desde 1986, a banda alemã Vanden Plas ainda permanece um pouco desconhecida para aqueles que não estão muito familiarizados com o Metal Progressivo. Atualmente com seis álbuns de estúdio lançados a banda possui uma discografia de altíssima qualidade, e o último álbum, The Seraphic Clockwork, lançado recentemente vêm para deixar isto ainda mais em evidência.



The Seraphic Clockwork é uma obra conceitual que narra uma história onde o protagonísta viaja no tempo passando por Roma no século XVI e por Jerusalém em 33 a.C. O protagonista, após ter uma visão apocalíptica recebe o feitiço de uma profecia do Antigo Testamento e deve viajar através dos séculos para encarar o seu destino dado por Deus.

Após o lançamento do ótimo Christ 0, há quatro anos atrás, a banda esteve envolvida com musicais, entre eles os famosos Jesus Christ Superstar e Hair. Isso contribuiu muito para que a banda conseguisse unir o drama e magia dos musicais com a genialidade do metal progressivo que vemos em The Seraphic Clockwork.



Ambas as faixas que abrem o disco, Frequency e Holes In The Sky, possuem um ritmo mais cadenciado com riffs fortes onde o guitarrista Stephan Lill começa a mostrar sua cara.

A bela Scar Of An Angel dá sequência ao álbum, onde no segundo refrão é cantado por uma voz feminina (que não consegui encontrar informações sobre quem ela é). Esta é um dos destaques do disco, uma ótima balada com leves orquestrações (assim como as outras faixas).

Sound Of Blood funciona muito bem com a música anterior, gerando um dos momentos mais intensos do disco.



The Final Muder possuí uma excelente letra e trabalho intrumental com várias mudanças de tempo e harmonia, assim como a música seguinte: Quicksilver. Esta é mais uma ótima balada, aliás, este álbum possui um ritmo mais ‘lento’, mas de forma alguma significa que isto seja ruim. Um dos pontos altos do álbum, a faixa também mostra a capacidade do vocalista Andy Kuntz.



Rush Of Silence cria uma boa atmosfera para o que realmente está por vir: a épica On My Way To Jerusalem. A música de praticamente 13 minutos é sem dúvida a melhor deste álbum em todos os sentidos.

Quem conseguiu a edição limitada ainda recebeu de bônus outra boa música: Eleyson gravada ao vivo.



Vanden Plas retorna em mais um excelente álbum. The Seraphic Clockwork eleva ainda mais a capacidade musical da banda. Lançamento indispensável para os fãs de metal progressivo,porém até mesmo quem não ouve muito o gênero pode tranquilamente apreciar este trabalho.



DOWNLOAD

______________________________________________________________

Para ter acesso ao link de download é necessário estar cadastrado no Forum Metal Is The Law, se você ainda não se registrou clique aqui.

Não deixe de acessar o tópico da banda para debater sobre tudo relacionado ao Vanden Plas.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More