sábado, 4 de setembro de 2010

As Cenas de Uma Vida Passada - Ato II

Por Pedro Kirsten  

Daremos continuidade à matéria sobre o conceito do álbum Metropolis Pt.2: Scenes From A Memory do Dream Theater. Se você ainda não leu a primeira parte da matéria clique aqui.



Ato 2:

Cena Seis: Home
Ouvimos Julian falar de sua obssessão com sua decadência. Victoria o abandona devido aos seus vícios, pelo álcool e pelo jogo. Depois ouvimos Edward consolando Victoria por ter terminado com Julian. Ele se sente atraído por ela, no início também sente culpa por trair seu próprio irmão, mas depois essa atração se torna mais forte e ele a seduz. Logo ele se torna violento e possessivo. No fim da música Nicholas se sente cada vez mais atraído pela história.

Há em Home algumas partes similares com Metropolis Pt.1, tanto na letra quanto no instrumental. Também, no meio da música, é possível ouvir uma mulher tendo um orgasmo junto com o som de uma máquina-caça-níqueis. Isso simboliza a paixão entre Victoria e Edward ao mesmo tempo em que Julian alimenta seu vício.



Cena Sete, Parte I: The Dance Of Eternity O último verso de Metropolis Pt. 1 diz: "O amor é a dança da eternidade". Isso possívelmente representa quando Victoria e Edward fazem amor, a dança por causa dos movimentos e eternidade por causa da memória interminável do momento. A música incluí alguns riffs usados em Metropolis Pt 1.



Cena Sete, Parte II: One Last Time
Nicholas está convencido de que aquilo que ele viu no jornal é a verdade, e também ouve alguns rumores do affair de Victoria com Edward. Então vemos Victoria, na vida passada, dizendo "Pela última vez, nós deitaremos hoje" ("One last time, we'll lay down today"). Isto pode ser Nicholas ouvindo Victoria dizer adeus a Edward e que este será o último encontro.

Nicholas visita a casa de Edward, ele sente que a casa possuí pistas importantes. Ele entra no quarto e escuta gritos de uma mulher e um homem pedindo perdão, é possível que a este ponto Nicholas suspeite sobre o relacionamento de Victoria e Edward. Em um estado de dupla consciência ele vê cenas do encontro fatal de Victoria, mas não consegue informações o suficiente e a memória se apaga.



Cena Oito: The Spirit Carries On
Nicholas acorda novamente, e pela última vez, sobre hipnose e reiterando sua crença de que sua alma transcenderá e que ele não precisa temer a morte. Ele acredita que Edward estava envolvido no assassinato e planeja revelar a verdade sobre o que aconteceu há 70 anos atrás. Victoria aparece em sua mente, no presente, e diz que ele deve seguir em frente, que ela revelou a verdade para ele e que ele nunca deverá esquecê-la. Nicholas entra em um estado de paz por ter apaziguado o problema de Victoria e sua obssessão. Ele compreende que tudo isso aconteceu porque a morte não é o fim, mas apenas uma transição, como o hipnoterapeuta já havia lhe dito.
Cena Nove: Finally Free A última cena guarda informações que Nicholas não sabe à respeito, pois o hipnoterapeuta o retira do estado de trance e podemos ouví-lo entrar no carro e ir embora. O que descobrimos é que Victoria e Julian marcam um encontro secreto para conversarem, ela está animada, pois foi Julian quem ela sempre amou, e que ela terminará tudo com Edward. Ela não se sente mais culpada pelo caso com Edward, mas sabe que Julian "mataria seu irmão se ele descobrisse".



Eles se encontram imaginando que estão sozinhos. Edward aparece e começa a brigar com Julian, que deixa cair uma garrafa de licor do bolso de seu casaco e pega uma faca. Edward atira em Julian. Victoria grita. Edward diz: "Abra seus olhos Victoria", e atira nela também. Julian rasteja até ela e diz suas últimas palavras ("One last time...."). Edward escreve uma carta de suicídio e coloca no bloso de Julian e corre em busca de ajuda, fingindo ser uma testemunha.



Quando a história retorna à Nicholas ele está dirigindo para
sua casa e pensando que ele finalmente está livre da história que estava lhe perseguindo. Nicholas chega em casa e bebe algo para relaxar. Logo outro carro chega e o hipnoterapeuta entra na casa e Nicholas se assusta. O hipnoterapeuta então diz: "Abra seus olhos Nicholas" e ouvimos um barulho estático até começar a sumir. O álbum deixa este final pouco claro, porém no DVD ao vivo é revelado que o hipnoterapeuta é a reencarnação de Edward e que ele matou Nicholas, completando novamente o ciclo. Também pode-se interpretar que a missão de Victoria era alertar Nicholas sobre o ciclo asassino, ao invés de apenas confortá-lo sobre a vida após a morte e revelar seu passado.



O som que se ouve no fim do álbum marca o que os fãs chamam de meta-álbum, onde a última nota ou som de um álbum é a mesma ou similar à primeira nota do álbum seguinte. O meta-álbum do Dream Theater dura 4 álbuns, indo de
Scenes From a Memory até Octavarium, onde a última frase é "Esta história termina onde começou".




1 comentários:

Cara, ÓTIMO post, parabéns!

Realmente o Scenes From A Memory é um álbum cheio de simbolismos e passagens intrigantes, e com certeza é um dos melhores de todos os tempos!


figurinhasdorock.blogspot

abraço!

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More