domingo, 26 de setembro de 2010

Review: Robert Plant - Band Of Joy


Depois de se juntar a Alison Krauss para gravar o premiado Raising Sand (ganhou 5 prêmios no Grammy Awards de 2009) Robert Plant decidiu revitalizar o Band Of Joy (banda dos anos 60 no qual John Bonham e Plant faziam parte antes de irem para o Led Zeppelin), mas parece ter sido só uma homenagem a antiga banda. O novo álbum segue a linha do último, os músicos que integram a banda são conhecidos na cena folk americana (dentre eles Buddy Miller, que participou do álbum com Alison Krauss). Não tem muito a ver com o rock dos anos 60, mas talvez um pouco do country/folk dos discos do Led Zeppelin, como o Led Zeppelin III, que tem muito folk em suas influências. Nota-se bem isso em músicas como "Tangerine" e "Gallows Pole", que, inclusive, são resgatadas por Plant nos shows da nova Band Of Joy, bem "Nobody Faults But Mine", do Presence.

Plant não regravou nenhuma canção de sua antiga banda para o disco, que tem um repertório meio obscuro. A faixa que abre o disco é um cover da banda Los Lobos, "Angel Dance". Não veremos nada de muito diferente dessa faixa no restante do disco, que segue com "House Of Cards", uma música de Richard Thompson, um importante músico britânico folk dos anos 60 e 70. Plant resgatou a música de maneira bem inteligente, e a guitarra de Buddy Miller ganha um certo destaque.

"Central Two O Nine" é a faixa mais curta do disco, com 2:46. É uma música simples e com uma levada gostosa. Boa pra relaxar. Aliás, todo o disco tem músicas assim. A próxima faixa é "Silver Rider", um cover da banda de indie rock Low. A tendência folk do rock do grupo se encaixou bem com a proposta de Plant. A música, que tem boas guitarras, é mais lenta, até meio melancólica e tem uma boa parceria de Plant com Patty Griffin nos vocais

"You Can't buy My Love" é a mais animada do disco. Foi gravada, inicialmente, por Barbara Lynn em 1965. É um "rockzinho" mais puro e cru e contrasta bem com a faixa anterior. A faixa também pode ser vista como um recado para aqueles que não entederam sua decisão de não se reunir com o Led Zeppelin para uma série de shows, quando alguns executivos da música chegaram a oferecer mais de 200 milhões à Plant; "Vocês não podem comprar meu amor". "I'm Falling In Love Again" é uma balada melosa e um pouco arrastada, apesar de seus apenas 3:32. "The Only Sound That Matters" é outra regravação do disco. Essa é de Milton Mapes, um cantor country americano. Plant deixa a música bem mais agitada.

"Monkey" é outro cover da banda Low. Plant canta ela de forma bem introspectiva, quase aos sussurros, dando um tom bastante sombrio. "Cindy, I'll Marry You Someday" é uma música tradicional do folk americano. A sombria "Harm's Swift Way" é outro cover, dessa vez de Townes Van Zandt, outro gigante da música folk americana. "Satan, Your Kingdom Must Come Down" é outra música tradicional, numa versão meio blues. Pode ser um tanto irônico ver Plant, que foi acusado inúmeras vezes de satanismo na época do Led Zeppelin, cantado "I gonna pray until they tear your kingdom down, I gonna shout until they tear your kingdom down, Satan youur kingdom must come down". "Even This Shall Pass Away" encerra o disco, é uma faixa com um interessante experimentalismo pop.

Plant é um amante da musicalidade, e a forma como ele trata seus discos deixa seu intimismo bem a mostra. Cada canção mostra uma característica pessoal. Hoje, podemos dizer que ele pode gravar o que tiver vontade. Ele já deixou o seu legado para o rock n' roll e não precisa provar nada a ninguém. Os roqueiros mais radicais podem discordar disso, ou até achar que isso não é bom, mas dá gosto de ver que, apesar de o tempo ter passado, Plant não envelheceu musicalmente. Pelo contrário, se habituou e se modernizou e continua firme e forte. E prova disso é esse Band Of Joy. Plant pesca pérolas de artistas de décadas passadas e as regrava da sua maneira, transformando-as completamente. Basicamente é isso o que ele faz desde o Honeydrippers Volume 1, e em Band Of Joy ainda se nota uma musicalidade mais folk, e até um pouco gospel. Como fã do Led Zeppelin, gostaria muito que a banda se reunisse, mas, com toda essa musicalidade viva dentro de Plant, seria muita tolice subir aos palcos para fazer shows em reuniões nostálgicas que raramente cumprem as expectativas (mas espero que ainda se reunam). Enfim, Band Of Joy é um disco recomendadíssimo para os "roqueiros cansados" e também para ouvidos livres e sem preconceitos. E se bobear, vem mais Grammy por aí.

Tracklist:
01 - Angel Dance
02 - House of Cards
03 - Central Two O Nine
04 - Silver Rider
05 - You Can’t Buy My Love
06 - Falling in Love Again
07 - The Only Sound That Matters
08. Monkey
09 - Get Along Home Cindy
10 - Harms Swift Way
11 - Satan Your Kingdom Must Come Down
12 - Even This Shall Pass Away

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More