sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Fábrica de clássicos



Por Gabriel Albuquerque

Criads em 1931, pela EMI, o estúdio Abbey Road alcançu, merecidamente, o título de estúdio mais famoso do mundo. Boa parcela de sua fama pode ser atribuída aos lendários clássicos dos Beatles e a gravação da música All You Need Is Love, primeira transmissão via-satélite mundial, em 1967, feitos no prédio.

Mas Abbey Road não vive só de Fab Four, nomes fortes da música britânica, e mundial no prédio da EMI. Depois dos Beatles, o Pink Floyd é o exemplo mais conhecido de banda com clássicos gravados no Abbey Road. Por lá, eles gravaram Wish You Were Here; Dark Side Of The Moon e seu disco de estréia, The Piper Gates At Dawn, ainda com Syd Barret no comando do grupo.

Entre outros figurões que fincaram sua marca no prédio, temos Alan Parsons, com os discos Tales Of Mystery And Imagination e I Robot. O Camel, com o conceitual Nude; e o Elvis inglês, Cliff Richard´s, que gravou boa parte de seus discos no Abbey Road.


Com todo esse clima de ''Classic Albuns'', bandas grandes dos anos 90, que eram da EMI, também quiseram entrar no estúdio lendário, e assun foi com o Oasis, que gravou o álbum Be Here Now; e com o Radiohead, que gravou The Bends e as seções de cordas para o seu disco mais famoso e aclamado pela crítica, O.K. Computer. Em 2000, o Radiohead volta à esse mesmo estúdio e grava o disco Kid A, e o Oasis volta para gravar Dig Out Our Souls.



Na década passada, entraram nomes com mais admiração e respeito dos rockers no Abbey Road. O U2 gravou duas músicas inéditas para a coletânea 18 Singles; Nightwish chegou para fazer o Dark Passion Play, e David Guilmor re-lembrou os tempos de Pink Floyd no Abbey Road e saiu de lá com o seu melhor disco solo: On A Island.

Hoje, Abbey Road é ponto turístico de Londres e destino certo de beatlemaníacos, que imitam a pose dos Fab Four, deixando os motoristas irritados e usando as suas buzinas ao máximo.




Para saber mais sobre os esúdios Abbey Road, acesse o site oficial, que contém uma câmera 24 horas ao vivo para todo mundo ver pela internet: http://www.abbeyroad.com/

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More