quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Magic Pie - The Suffering Joy [Review]

O Magic Pie é um sexteto norueguês de Symphonic Prog que aos poucos vai começando a ganhar destaque no cenário progressivo atual. A banda que já havia lançado dois álbuns de estúdio, "Motions of Desire" (2005) e "Circus of Life" (2007), agora chega em seu terceiro lançamento, "The Suffering Joy", através da Progress Records.

O que o surpreendente "The Suffering Joy"demonstra é uma banda afiadíssima e composições de alta qualidade. O disco abre com a suíte A Life's Work, dividida em quatro faixas. A primeira parte, Questions Unaswered, serve como uma breve introdução para a segunda parte, a instrumental e caótica Overture. As coisas dão uma acalmada com A Brand New Day antes de chegar na última parte: The Suffering Joy, que em seus mais de 17 minutos de duração se mostra repleta de mudanças de atmosferas, virtuosismo e harmonia, principalmente entre as guitarras e o teclado. A faixa ainda conta com a participação da vocalista Maria Bentsen, que volta a aparecer na sétima música, Slightly Mad.

O álbum segue até o fim com canções de alto nível, como é o caso de Headlines, um dos pontos altos do disco. Há também a bela Endless Ocean, guiada por violões e Slightly Mad, em momentos relaxantes e em outros frenética. Tired e In Memorian servem como um ótimo desfecho para o trabalho.

Vale destacar também a qualidade das linhas vocais, não só da principal, mas também dos backing vocals que acrescentam ainda mais sofisticação às composições, algo que sempre foi muito bem trabalhado por bandas como o Uriah Heep por exemplo.

O quase impecável "The Suffering Joy" não se mostra apenas um bom álbum, mas sim um enorme passo na carreira do Magic Pie, que com músicos competendes e grandes composições tem tudo para se tornar um dos principais nomes da música progressiva atual.

Nota: 9,5


Tracklist:
1. A Life's Work (Part I) - Questions Unanswered (1:16)
2. A Life's Work (Part II) - Overture (3:32)
3. A Life's Work (Part III) - A Brand New Day (2:28)
4. A Life's Work (Part IV) - The Suffering Joy (17:09)
5. Headlines (9:29)
6. Endless Ocean (3:11)
7. Slightly Mad (9:48)
8. Tired (15:21)
9. In Memoriam (8:39)



___________________________________
Não deixe de participar do Forum Metal Is The Law para debater sobre tudo relacionado ao rock, jazz, blues e heavy metal em geral.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More