sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Pallas - XXV [Review]



Lançado 27 anos após The Sentinel, o debut da banda, os veteranos do Pallas apresentam XXV, seu sucessor tematicamente. Guerras, problemas ecológicos, os sistemas bancários em crise... caos total e, logicamente, a raça humana em perigo. Nada mais justo que os Atlantis mandarem mais uma vez O Sentinela, para resolver o problema.

Bem impactante e intensa Falling Down inicia o play. Instrumental perfeito: varia entre passagens pesadas e leves, trechos rápidos e lentos, linhas de baixo sensacionais, além de um bom refrão. Demonstra a decadência da humanidade. Crash And Burn, se desenvolve com um instrumental talvez tão intenso e pesado quanto o da primeira faixa, recheada de solos. Continua a letra da faixa anterior.

Em seguida Something In The Deep, é mais introspectiva e atmosférica, baseada em algumas orquestrações e efeitos. Representa a ida do Sentinela ao fundo do mar se encontrando com sua armadura e refletindo sobre sua missão: unir os povos e mudar a maneira como eles vivem. Monster é a quarta faixa, e foi a escolhida como single. Cheia de feeling, guarda um belo solo. Moldada para as rádios, também tem um refrão marcante. Um homem descrevendo todo o caos presente na terra e expondo todos os seus conflitos, é a narrativa.

The Alien Messiah segue bem atmosférica também, como um show de rock ao vivo. Trata-se de quando O Sentinela se apresenta à humanidade, se torna um ícone e consegue o apoio da população jovem. Com XXV (Part 1) o épico começa, é bem poderosa e tensa, com boas linhas vocais. Nela O Sentinela pede que a população eleja 25 homens realmente honestos, em 25 horas, para formar um conselho e decidir sobre o fim da humanidade. Em seguida vem Young God, outra faixa bem pesada para os padrões da banda. A faixa se mantém em uma sonoridade Doom em vários trechos. A história continua: o tempo está acabando e ainda não foram escolhidos os representantes, O Sentinela entra em fúria.

Com um riff bem hard rock, boas viradas, Sacrifice se destaca. Trilha para a humanidade lutando para sobreviver. Tudo se acalma com Blackwood, um prelúdio para Violet Sky, bem orquestrada, ela conta com belos vocais femininos. Com Violet Sky a trama do Sentinela fica um pouco de lado, e um encontro entre dois amantes é narrado, enquanto assistem ao fim do mundo. Faixa espetacular, com belos arranjos de piano e violão. Chega XXV (Part 2) e tudo tem fim: a humanidade continua a luta contra o Sentinela, e acaba perdendo. Fim do mundo. Canção épica, encerra o álbum com um instrumental sofisticado, e um solo de guitarra nada mais do que arrasador.

Explorando várias sonoridades e de certo modo até se reinventando, com as mudanças de vocalista, a banda criou um álbum conceitual coeso e espetacular. Muito bem produzido, cada instrumento pode ser ouvido com facilidade, demonstrando a qualidade de cada integrante. Com o intuito de dar continuidade ao primeiro álbum da carreira - traçando um pararelo entre as duas fases - os principais aspectos do álbum clássico foram mantidos, até mesmo um pouco do pop oitentista, ao mesmo tempo em que outras características foram inovadas. Recomendado aos amantes de prog e da boa música.

Nota: 9


Tracklist:

Falling Down
Crash & Burn
Something in the Deep
Monster
The Alien Messiah
XXV Part 1
Young God
Sacrifice
Blackwood
Violet Sky
XXV Part 2



Nota: No site oficial da banda você pode fazer o download de Atlantean, faixa-bônus que serve de transição entre o The Sentinel e XXV e seria a escolhida para a abertura desse álbum. Junto da música estão inclusos alguns wallpapers e a arte da capa. Ainda no site oficial você pode ver os comentários faixa a faixa de cada integrante, além de uma arte para cada composição.

___________________________________________________________

Acesse o Fórum Metal Is The Law e comente sobre tudo referente ao rock, metal, jazz e blues.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More