segunda-feira, 28 de março de 2011

Review: PJ Harvey - Let England Shake



Por Gabriel Albuquerque

Na década de 1990, a inglesa PJ Harvey transformou-se num dos maiores ícones do rock alternativo e do pós-punk. Em 1992 participou do disco Too Pure - The Peel Sessions, com a aclamada Stereolab. Ainda neste ano, sua estréia em carreira solo, Dry, e o sucessor Rid Of Me, de 1993, arrancaram elogios da crítica com canções ácidas e viscerais, tais como Ectasy, Oh My Lover e Sheela-Na-Gig, sobre uma escultura de uma mulher com a mão em seu órgão sexual.

Let England Shake, o novo álbum da cantora, foi envolto em grandes expectativas após uma resenha no respeitado semanário inglês New Musical Express dar a nota máxima ao CD, fato que acontece raras vezes.

O disco é conceitual, fala sobre todas as guerras da história do país-natal de PJ Harvey. Além disso, ela introduz um novo instrumento: auto-harpa (ver imagem abaixo), que aprendeu a tocar recentemente, e segundo a mesma, é como ''ter uma orquestra na ponta de seus dedos'', e ainda disse que teve que encontrar, aos poucos, um tom mais leve para a sua voz para ser compatível com o instrumento. De fato essa mudança é percebida logo na primeira audição; o som é claramente mais suave e maquiado em relação aos trabalhos anteriores de PJ, beirando um folk minimalista.

A vocalização é a parte mais consistente do disco. PJ Harvey vai de canções simples e com batidas infantis (Let England Shake e Hanging In The Wire) até performances fortes e dramáticas (England, On Battleship Hill e In The Dark Places), ainda há espaço para The Words That Maketh Murder e The Glorious Land, que apesar de seu som mais dançante, trazem letras carregadas de críticas e ironia.

Está longe de ser um disco cinco estrelas e também está longe de ser o melhor de Polly Jean. A temática do álbum parece limitar a criatividade da inglesa, tornando assim, as faixas muito semelhantes entre si. Mesmo assim, um bom disco de um dos maiores e mais relevantes nomes da música atual.




Nota: 8,0




Tracklist:

01. Let England Shake
02. The Last Living Rose
03. The Glorious Land
04. The Words That Maketh Murder
05. All and Everyone
06. On Battleship Hill
07. England
08. In The Dark Places
09. Bitter Branches
10. Hanging in the Wire
11. Written on the Forehead
12. The Colour of the Earth

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More