segunda-feira, 16 de maio de 2011

Review: Marbin - Breaking The Cycle

Por Rodrigo Luiz

Marbin é uma banda israelense de jazz-rock, formada pelo saxofonista Danny Markovitch e o guitarrista Dani Rabin em 2007. Em 2008 os músicos mudaram para Chicago e lá se estabeleceram. Logo Markovitch e Rabin se juntaram ao baterista Paul Wertico e participaram de Impressions Of a City, um álbum de Wertico com sua banda, a Mideast-Midwest Alliance. Breaking The Cycle é o segundo álbum do Marbin, e, além de Paul Wertico, conta também com a participação de Steve Rodby - que já havia trabalhado com Wertico no Pat Metheny Group - além de outros convidados nos vocais e na percussão.

Podemos dizer que o estilo da banda no geral é o fusion, mas cada faixa apresenta suas particularidades e o álbum conta com inúmeros estilos e referências diferentes, como os ecos de Passport e Soft Machine no jazz-rock europeu de Claire’s Indigo e Snufkin, o blues nervoso de Bar Stomp, a melodia árabe de Loopy, e até resquícios da nossa bossa nova em A Serious Man. A sonoridade da guitarra de Dani Rabin - mais agressiva e lembrando muito Terje Rypdal - casa perfeitamente com o sax melodioso de Danny Markovitch, gerando um bom contraste, como podemos ver em Burning Match.

No disco há também balsadas, como Outdoor Revolution e a misteriosa The Old Silhouette, que tem grande performance de Markovitch e é outra canção com uma linguagem diferente, uma batida africana meio rudimentar. Duas faixas apresentam vocais, Mom's Song, uma canção de ninar apenas cantarolada por
Leslie Beukelman e Winds Of Grace - cantada por Daniel White - uma balada folk/medieval que analisando friamente até fica um pouco fora de contexto, mas mostra bem a diversidade do disco e o fecha de forma belíssima, com um agradável solo de sax apoiado por sons da natureza escondido no final da faixa.

Diferente do autointitulado disco de estreia, Breaking The Cycle surpreende por sua variedade musical e pelo experimentalismo, indo da bossa nova até a música árabe. Isso mostra um fato interessante, pois Israel teve uma abertura nos últimos anos para conceitos e modos de vida mais ocidentais, não só da Europa, como do mundo. Isso tem refletido na música feita no país, além do Marbin temos exemplos no metal, como as bandas Orphaned Land, Melechesh e Distort, que fazem um som pedominantemente ocidental, mas sem deixar suas raízes médio-orientais. Enfim, disco recomendado a qualquer fã de jazz-rock, ou qualquer um que goste de música.

Nota 10





Tracklist:

1. Loopy
2. A Serious Man
3. Moms Song
4. Bar Stomp
5. Outdoor Revolution
6. Western Sky
7. Burning Match
8. Claires Indigo
9. Snufkin
10. The Old Silhouette
11.Winds of Grace

_______________________________
Acesse o Fórum Metal is the Law e debata sobre tudo referente ao rock, metal, blues e jazz.

2 comentários:

Cara, eu acabei de ver um show desses caras em Carbondale, IL. Os caras são FANTÁSTICOS. Fique extremamente impressionado. E eles voltam em duas semanas! É incrível como uma banda deste porte faça uma turnê por cidades minúsculas do interior dos estados unidos tocando em bares caquéticos SEM COBRAR ENTRADA em uma noite de cerveja a um dólar!

Sou jornalista e quando voltarem pra cá farei questão de entrevistá-los e fazer imagens. Se interessar a vcs, lhes repasso o material.

[]s

Opa Bruno, estamos interessados sim. Dá uma lida aqui:

http://themetropolismusic.blogspot.com/p/colabore.html

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More