quinta-feira, 23 de junho de 2011

Review: Within Temptation - The Unforgiving


Por Douglas Paraguassu 

Em 2007, "The Heart Of Everything" já começava a marcar uma mudança de sonoridade da banda Within Temptation. Porém, com "The Unforgiving", seu quinto álbum de estúdio, conceitualmente baseado em uma história em quadrinhos, eles bateram de vez com o martelo na mesa.

O Within Temptation envereda para um caminho mais comercial, ainda que isso não signifique perda de qualidade, muito pelo contrário. As caracteríticas sinfônicas continuam com coros (Lost, Murder, Stairway To The Skies) e violinos (Fire And Ice, Where Is The Edge, Murder) por todos os lados, o peso aumentou e as composições são muito inteligentes e acessíveis. Ser mais comercial, no caso, também não resultou em clichê, até porque não há músicas ruins, fracas ou chatas, e você simplesmente não consegue ouvir o disco apenas uma ou duas vezes, é impelido a clicar no botão "ligar repetição".

Cada detalhe foi bem pensado e bem posto. Riffs heavy podem ser ouvidos como em In The Middle Of The Night e em Iron carregando um ritmo rápido. E ainda há o toque melódico que não poderia faltar em belíssimas canções como Fire And Ice, Lost e The Last Dance (esta com uma levada folk, lembrando certos momentos do Nightwish). Sem falar da capacidade de hits de músicas como Faster, Shot In The Dark e Sinead. Tudo brilhantemente conduzido pela magnífica voz de Sharon Den Adel, que canta com uma maestria, beleza e leveza incríveis, sendo a atração principal.

Apesar dos críticos da sonoridade mais acessível da banda reclamando da "música fácil", até mesmo os fãs dos dois primeiros álbuns, "Enter" e "Mother Earth", completamente diferentes do que vemos hoje, os holandeses mostram revigoração graças a destreza nas letras, inovação e ao diferencial chamado Sharon.

The Unforgiving, portanto, é um álbum que mostra muito do bom gosto para composições do grupo, com melodias, frases e refrões que entram e latejam dentro da sua cabeça, sendo bastante agradável em todas as audições. Registra um novo começo, algo novo que não passará despercebido, vale muito a pena parar para ouvir.


Nota: 8,5



Tracklist:
Why Not Me
Shot In The Dark
In The Middle Of The Night
Faster
Fire And Ice
Iron
Where Is The Edge?
Sinéad
Lost
Murder
A Demon's Fate
Stairway To The Skies
I Don't Wanna
Empty Eyes
The Last Dance

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More