domingo, 23 de outubro de 2011

Álbum da semana: High Violet - The National



Por Gabriel Augusto

Ah, lágrimas de encanto! Este maravilhoso disco tem o incrível poder de seduzir quem o escuta, mesmo soando melancólico e introvertido quase que o tempo todo. A banda The National vem se especializando cada vez mais em fazer isso. Em Alligator, de 2005, e principalmente em Boxer, de 2007, a banda já demonstrava essa capacidade. Mas o ápice chegou neste sensacional disco.

Suaves melodias, fruto de um delicado trabalho instrumental, vão ganhando corpo progressivamente, além de casarem-se perfeitamente com a voz grave e apaixonante do barítono Matt Berninger. Usando muito bem as analogias, as letras falam de amor, solidão, tristeza e outros sentimentos conflitantes sem piequice ou burocracia demais.

“England”, a que mais gosto, “Sorrow” e “Vanderlyle Crybaby Geeks” são as mais tristes. Elas têm a capacidade de levar às lágrimas aqueles que as escutam, e são irresistivelmente dominadas pelo desespero. “Runaway” é outra bela música que se encaixa nessa descrição. “Afraid of Everyone” e “Bloodbuzz Ohio” são as mais agitadas, mas não fogem do contexto da aflição e agonia. “Conversation 16” é sem dúvida uma das melhores, ou talvez a melhor. Mostra-se também uma das mais sacolejantes. “Anyone’s Ghost” e “Lemonworld” tem refrões que colam na mente. “Little Faith”, como já diz o próprio nome, discorre sobre a falta de fé, e soa como uma forma de protesto, mesmo que discretamente. “Terrible Love” traz uma simpática letra, onde o amor é tratado como assustador, além de uma melodia bem bacana.

Enfim, é um disco excelente e pode até ser encarado como um clássico, sem demagogia! Há de se destacar também o ótimo trabalho de Bryan Devendorf na bateria. Com seus traços de Pós-Punk, The National pode não ter atingido o status de outras bandas indie consagradas, como Arcade Fire e Franz Ferdinand, mas talvez este seja o segredo dessa cinzenta e espetacular banda, nascida em Ohio, mas que se criou no Brooklyn.

Clique e siga o autor no Twitter

Download

Tracklist:

01 – Terrible Love
02 – Sorrow
03 – Anyone’s Ghost
04 – Little Faith
05 – Afraid of Everyone
06 – Bloodbuzz Ohio
07 – Lemonworld
08 – Runaway
09 – Conversation 16
10 – England
11 – Vanderlyle Crybaby Geeks

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More