domingo, 9 de outubro de 2011

Review: Jay-Z e Kanye West - Watch The Throne



Por Gabriel Albuquerque

Enquanto Jay-Z rima sob batidas comprimidas para os rádios e as pistas, West é conhecido pelas suas experimentações de estúdio. Além das diferenças sonoras, os dois estão empatados com o maior ego da música atual, proclamando-se reis do rap. Portanto, não é difil entender os ares de desconfiança após o anúncio da parceria.

Mas o que tinha tudo pra ser um desastre homérico acabou sendo o maior ponto forte: em Watch The Throne os rappers tão diversos se complemetam harmoniosamente. O côncavo e o convexo. Sem pender para nenhum dos lados - ainda que fique a impressão de que West, que está no auge da carreira depois do esquizofrênico e aclamado My Beautiful Twisted Dark Nightmare, esteja no comando criativo.

Basicamente, o álbum fala de poder, fama e dinheiro, química entre os dois faz com que até as músicas mais simples como ''Why I Love You'' tornem-se especiais. As batidas maliciosas e inusitadas de ''That's My Bitch'', ''Niggas In Paris'' e ''Gotta Have It'' são irresistíveis.

Todas as canções sobre materialismo se completam com a anti-guerra ''Black Murder To Excellence'', a crítica ao país em ''Made In America'' e na sentida ''New Day'', sobre a juventude difícil ambos, orfãos e traficantes de drogas, que ainda prometem ser melhores com seus futuros filhos.

A dupla também acertou o ponto nas participações especiais. Beyoncé, esposa de Jay-Z, figura com seu típico vozeirão em ''Lift Off'', e Frank Ocean, rapper novato do polêmico Odd Future, dá voz à inusitada ''No Church In The Wild'' e ''Made In America''. Eles acertam até na parceria póstuma com o célebre soulman Otis Redding atráves de um sample de ''Try A Little Tenderness'' no sigle ''Otis'' (assista clipe abaixo).

Com o encontro dos dois maiores nomes (e egos) do rap atual, Watch The Throne concilia o comercial com o experimental; letras sobre materialismo com o humanismo no ponto certo. Pelo visto, os opostos se atraem mesmo.



Nota 9,5:


Tracklist:
01 – No Church In The Wild (feat. Frank Ocean)
02 – Lift Off (feat. Beyonce)
03 – Nias In Paris
04 – Otis (feat. Otis Redding)
05 – Gotta Have It
06 – New Day
07 – That’s My Bitch
08 – Welcome To The Jungle
09 – Who Gon Stop Me
10 – Murder To Excellence
11 – Made In America (feat. Frank Ocean)
12 – Why I Love You (feat. Mr. Hudson)

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More