sábado, 12 de novembro de 2011

Review: Rock Brasília


Por Gabriel Albuquerque

Capitaneados por Chico e Caetano, a massa artística dos anos 1960 liderou um grande movimento contra o regime militar. Mas na década de 1980, a MPB já tinha passado por diversas transformações a ponto de ter excluido uma boa parte de sua característica crítica. Os artistas envelheceram e se acomodaram no esquema manjado e sem expressão do banquinho e violão - o que perdura até hoje.

Enquanto a MPB se esfacelava na mesmice, surgia uma no punk rock geração de músicos anárquicos, e que começou a fazer críticas ferozes à ditadura instalada no país. Dirigido pelo veterano Vladimir Carvalho, Rock Brasília - A Era de Ouro busca recriar a cena roqueira da capital brasileira com as histórias de seus principais heróis: Plebe Rude, Capital Inicial e Legião Urbana.

O documentário dá foco às entrevistas com pessoas que estiveram de certa forma envolvida com a música da capital. Vladimir conversa não só com Phillipe Seabra (Plebe Rude), Bi Ribeiro (Paralamas do Sucesso), Dinho Ouro Preto, Flávio e Fê Lemos (Capital Inicial), Dado Villa-Lobos (Legião Urbana), mas também recolhe depoimentos do familiares. Caetano Veloso, cujo programa em parceria com Chico Buarque na Rede Globo recebeu um show do Legião Urbana, também participa. Mas a pedra fundamental é mesmo o biógrafo Carlos Marcelo. É ele quem disseca o show caótico do Legião Urbana no estádio Mané Garrincha, em 1998, onde, entre outras confusões, um fã subiu no palco e tentou estrangular o vocalista Renato Russo.

Foram selecionadas muitas gravações raras e imagens dos primórdios das bandas. Contudo, Rock Brasília se mostra bastante superficial. O longa fica preso em bolha que se restringe exclusivamente a Brasília, ignorando todas as suas influências. Em diversos momentos os músicos citam o movimento punk da inglaterra, mas o diretor não estabelece nenhuma ligação com essas bandas britanicas ou com o cenário musical dos demais estados brasileiros, dando a sensação de que o rock de brasília era a única expressão musical daquela época.

Mesmo que a intenção seja restringir-se ao cenário de Brasília, o documentário é falho. A trama engessa ao ficar apenas na tríada mais famosa do rock brasiliense, ignorando grupos menores como Distrito Federal e Finis Africae, que também ajudaram a pavimentar a cena e influenciaram outros jovens Brasil à fora. Também não discursa em momento algum sobre a Fluminense FM, rádio carioca que tocou pela primeira vez as bandas da Cidade Planejada.

O filme chega ao fim e não se tem nenhuma conclusão de como as bandas de brasilia alteraram os padroes da música brasileira ou o que as distinguia dos demais conjuntos de rock do país. Sendo assim, mesmo com algumas bons contos, Rock Brasília - A Era de Ouro é falho e demasiadamente vago, mas já é um considerável no ramo de documentários musicais brasileiros que ainda dá os primeiros passos.

Nota: 7,5

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More