sábado, 24 de dezembro de 2011

20 Melhores Discos de 2011 - Lista #1


Por Guilherme Vaz

Mantendo a 'tradição', iniciada ano passado, quando ainda éramos "Metal Is The Law", cada um dos 5
redatores do blog irá postar sua lista de melhores do ano, mas dessa vez, como podem ver, aumentamos o número para 20 discos. Em 2011, assim como em 2010 e 2009, houve uma boa safra de lançamentos, de medalhões da música marcando presença no cenário atual à debuts surpreendentes, a quantidade de discos produzidos foi relevante tanto para a música internacional quanto para a nacional. Bom, vamos a lista e não deixe de comentar.


The Black Keys - El Camino

The Black Keys dá continuidade a Brothers, lançado ano passado, com El Camino carregando grande influência do rock setentista, hard rock e é claro o blues rock pelo qual ganharam vida, apesar de aparecer em menor quantidade. O que se segue é uma coletânea de singles com refrões grudentos e bateria insaciável.

Ouça: "Little Black Submarines"



The Horrors - Skying

Influenciados pelo new wave oitentista e o shoegaze dos anos noventa, The Horrors alcançou com Skying as paradas do britpop fazendo um postpunk rebuscado e aclamado pela crítica. Guitarras viajantes, baixo pulsante e teclados atmosféricos criando o pano de fundo para a voz soturna de Faris Badwan.

Ouça: "Wild Eyed"




My Morning Jacket - Circuital

Muito embora mais conhecidos por suas performances ao vivo do que por seus lançamentos em estúdio, o My Mornig Jacket em Circuital muda esse panorama. O álbum mantém características southern e country, mas as fundi com novas tendências indie e psychedelic. Por meio de uma produção mais orgânica, toda a dramaticidade da voz de Jim James é captada de melhor forma junto ao som elaborado da banda.

Ouça: "Holdin On To Black Metal"



Noel Gallagher - Noel Gallagher's High Flying Birds

Debut em carreira solo, High Flying Birds conta com arranjos bem elaborados e uma produção impecável, além é claro das ótimas composições de Noel, agora com maior liberdade criativa, relembrando em partes seus melhores momentos de Oasis.


Leia a resenha

Ouça: "Everybody's On The Run"




Blood Ceremony - Living With The Ancients

"Filhos de Black Sabbath e Jethro Tull", fundindo o melhor do Stoner/Doom ao Folk Progressivo, o Blood Ceremony em Living With The Ancients traz uma infinidade de riffs setentistas em meio a incursões de flautas e órgãos, criando atmosferas sombrias para suas letras com temáticas sobrenaturais, cantadas por Alia O'Brien.
Ouça: "My Demon Brother"



Al Di Meola - Pursuit of Radical Rhapsody

Seguindo a linha mais lírica e introspectiva, Al Di Meola funde ao seu jazz, como de costume, ritmos latinos: tango, flamenco e salsa e até mesmo música do Oriente Médio e Norte da África, fazendo de Pursuit of Radical Rhapsody um registro elegante e refinado.

Ouça: "Paramour's Lullaby"



Down To The Bone - The Main Ingredients

Down To The Bone é um coletivo britânico formado por músicos competentes e muito entrosados. The Main Ingredients é seu oitavo disco e apresenta uma mistura de soul, funk e jazz em uma explosão de groove e jams. Conta ainda com a participação da vocalista Imaani em algumas faixas.

Ouça: "Second Nature"


Wolves in the Throne Room - Celestial Lineage 


Voltados ao "ambient black metal" desde seu primeiro trabalho, o Wolves in the Throne Room desenvolve em Celestial Lineage sete composições transcendentes e quase místicas. De sua beleza instrumental às passagens de puro caos, o álbum se torna épico.

Ouça: "Woodland Cathedral"



Foo Fighters - Wasting Light

Sétimo e melhor álbum da carreira do Foo Fighters, Wasting Light recebeu várias indicações ao Grammy, entre elas a de Álbum do Ano. Gravado na garagem de Dave Grohl, utilizando apenas equipamentos analógicos, com a produção de Butch Vig, é puro rock 'n' roll intenso, direto e enérgico do início ao fim.


Leia a resenha

Ouça: "Dear Rosemary"



Arch/Matheos - Sympathetic Resonance

Projeto formado por Jim Matheos e John Arch duas das mentes por trás do auge do Fates Warning, junto ao baixista Joey Vera (Armored Saint, Anthrax) e ao baterista Bobby Jarzombek (Demons and Wizards, Halford). Sympathetic Resonance apresenta riffs, solos e passagens surpreendentes com potentes e emocionantes vocais.

Ouça: "Midnight Serenade"



Girls - Father, Son, Holy Ghost

Com guitarras chapadas em arranjos e composições diretas e simples utilizando-se de  várias referências ao Classic Rock,  o Girls passou pelo teste do segundo disco. Destaca-se ainda a capacidade de Christopher Owens em criar canções profundas e com personalidade, mesmo utilizando clichês, emendando ainda um épico moderno, Vomit.

Ouça: "Vomit"




  Leslie West – Unusual Suspects


Leslie West, lendário guitarrista e vocalista dos power-trios Mountain e West, Bruce e Lang, compartilha seus vocais fortes e sua guitarra expressiva com Zack Wild, Joe Bonamassa, Slash, Billy Gibbons e Steve Lukather em Unusual Suspects, uma aula de hard rock e blues rock.

Ouça: "To The Moon"




Quarto Negro - Desconocidos

Dificilmente alguém diria que esse é um álbum de estréia. Desconocidos, demonstra uma grande maturidade do Quarto Negro, trio paulistano formado a apenas 3 anos. Instrumental melancólico e denso junto a letras poéticas. 

Ouça: "Nosso Primeiro Divórcio"


St. Vincent - Strange Mercy

Excêntrico e bastante intimista, o trabalho de St. Vincent vem se destacando no rock alternativo. Marcado por sua voz suave e o contraste com camadas carregadas de guitarras, teclados e sinths, Strange Mercy demonstra a maturidade adquirida pela vocalista.

Ouça: "Strange Mercy"




Graveyard - Hisingen Blues

Mantendo a vibe setentista do início ao fim, o Graveyard mesclou o que há de melhor no Blues Rock, Rock Psicodélico, Stoner/Doom para criar um dos melhores álbuns de Classic Rock em pleno ano de 2011.


Leia a resenha

Ouça: "Ungreateful Are The Dead"





Robbie Robertson - How To Become Clairvoyant

Com participações de Eric Clapton, Steve Winwood, Trent Reznor e Tom Morello, pra citar os mais conhecidos, Robbie Robertson retorna após 13 anos aos estúdios. How To Become Clairvoyant é um retorno às origens, em um álbum minimalista e sofisticado.

Ouça: "Straight Down The Line"




 Mastodon - The Hunter


Complexo, atmosférico, pesado e, ainda assim, completamente acessível. Exemplo perfeito de como mudar a sonoridade da banda, mantendo os antigos fãs e angariando novos. Sem mais.
Ouça: "The Hunter"



uneXpect - Fables of the Sleepless Empire

Loucura pela loucura, complexidade pela complexidade, intensidade pela intensidade. Incrivelmente técnico, peculiar e emocionante, Fables of the Sleepless Empire é uma audição desafiadora, rica em detalhes.


Leia a resenha

Ouça: "Unsolved Ideas of a Distorted Guest"






Tedeschi Trucks Band - Revelator

Susan Tedeschi, Derek Trucks e um grupo de 9 músicos dos mais competentes, gravaram um registro cheio de groove e emocão, resgantando o melhor da música raiz americana, passando pelo blues, soul, funk e southern.


Leia a resenha

Ouça: "Bound For Glory"




Steven Wilson - Grace For Drowning

Segundo álbum solo de Steven Wilson, um dos mais relevantes nomes do prog atual. Grace For Drowing conta com vários convidados especiais entre eles Steve Hackett (Genesis), Tony Levin (King Crimson) e Jordan Rudess (Dream Theater). Em meio à várias experimentações com sonoridades diversas, mas sempre combinando elementos de maneira engenhosa, seja em trechos caóticos ou passagens atmosféricas sutis, a experiência de ouvir esse álbum duplo se torna uma viagem alucinante e anestesiante.

Ouça: "Remainder The Black Dog"

8 comentários:

Eu gostaria de parabenizar o pessoal da Metropolis Music pelo trabalho fantastico que vcs fazem aqui no blog, que eu considero disparado o melhor pra acompanhar analises, reviews e garimpar coisa nova e boa!!
P.S. O link da musica do Quadro Negro tá o mesmo do Leslie West.

Obrigado pelo comentário.

Já corrigimos o erro.

Gostei da lista, bem variada. Vi alguns novos nomes em meio a tantas outras listas, como uneXpect, Wolves in the Throne Room e Blood Ceremony que me chamaram a atenção.

Vlw

Também gostei da lista. Não conhecia o Blood Ceremony e o Girls, achei muito bom os discos. O Wolves In The Throne Room eu baixei, ainda não ouvi, mas parece ser bem interessante.

Quanto ao Black Keys, não acho nada demais na banda. Tem alguns rocks bem dançantes que são legais, mas não chega a ser isso tudo. Penso o mesmo do disco anterior, Brothers.

Alb., na realidade esses três nomes que você citou já apareceram em algumas listas de revistas especializadas, pode ir na fé. De nomes novos em listas mesmo creio que só o Down To The Bone.

O Black Keys virou destaque nos últimos tempos pelas referências setentistas, fazendo rock dançante, em faixas mais acessíveis. O som deles é esse, essência do rock, cara.

Sim, o som do Black Keys é bem básico, e não vejo problemas nisso, mas acho que falta pegada para o disco cheio. Várias músicas, separadamente, são ótimas, como Gold On The Ceiling e Lonely Boy.

Achei que o Fen estaria na sua lista, mas foi dignamente "substituído" pelo Wolves In The Throne Room, rs

Dos discos que ouvi, só não gostei do Strange Mercy, até o disco do Noe eu gostei, pensei até em pôr na lista tbm. Quarto Negro e My Morning Jacket me deixaram bastante interessado

Achei o disco da St. Vincent apenas bom. O Quarto Negro, Noel e My Mourning Jacket achei bem legais, assim como o The Horrors.


E quanto ao Black Keys, acabei mudando de opinião depois de mais algumas atentas audições: ótimo álbum!

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More