sábado, 10 de dezembro de 2011

Mixtape: Rock Progressivo Italiano



Por Rodrigo Luiz

Quando se fala em rock progressivo, muitas bandas vêm imediatamente à cabeça: Pink Floyd, Yes, King Crimson, Jethro Tull, Genesis, dentre várias outras. E essas bandas compartilham da mesma nacionalidade, a inglesa. Está certo que a Inglaterra é o país mais representativo desse gênero, mas também houve outros movimentos significativos no rock progressivo na década de 70: o Krautrock na Alemanha; o "zeuhl" na França, criado pela banda Magma; o Rock In Opposition de Henry Cow; e a cena portuguesa protagonizada por José Cid, com o disco 10.000 Anos Depois Entre Vénus e Marte, que é considerado um dos melhores discos de prog rock da história. Mas nenhuma dessas cenas pôde competir com os ingleses, seja em número ou qualidade de bandas, como o cenário italiano do rock progressivo. Posteriormente categorizado como Rock Sinfônico Italiano, o gênero começou a se desenhar no fim dos anos 60, em meio a um turbilhão de acontecimentos e um clima político bastante denso. A influência desses períodos turbulentos mudou a direção não apenas da música, mas também de muitos outros âmbitos artíticos. Os jovens desejavam uma mudança e absorveram o rock como forma de protesto; o gênero passou a ser cultuado no país e bandas como King Crimson e Genesis passaram a ser adoradas lá, algo que não acontecia nem mesmo na Inglaterra.

Le Orme
Com a maior popularidade do rock no país, consequentemente foram surgindo novas bandas. Ainda no final dos anos 60, bandas como Le Orme, I Giganti e o I Quelli - que posteriormente seria o Premiata Forneria Marconi - viviam da popularide do beat inglês (uma mistura de rock, skiffle e R&B) com relativo sucesso. No início de 1971, seria lançado Terra In Boca, do I Giganti. Abordando a máfia como tema, o disco é considerado por estudiosos o primeiro disco do rock progressivo italiano, ainda sem seus contornos tradicionais. No mesmo ano seria lançado o aclamado Concerto Grosso Nº 1, do New Trolls, o primeiro disco a adicionar a influência da música clássica barroca ao rock. Foi o disco que abriu as portas para o estilo, vendendo quase 1 milhão de cópias. Mas a explosão do prog italiano aconteceu mesmo com o disco Storia Di Un Minuto, do Premiata Forneria Marconi, que impulsionou muitas bandas locais a aderirem de vez ao estilo. A partir daí, o gênero começou a tomar caminhos diferentes e a ganhar contornos cada vez mais sinfônicos, se distanciando de vez  do prog rock tradicional. Já era o início do que viria a ser o rock progressivo italiano.

Banco Del Mutuo Soccorso
Os músicos traziam consigo uma grande influência da música feita no país. Eles cantavam em sua língua nativa e resgatavam o folclórico barroco e todo lirismo das óperas e das obras clássicas, e as imprimiam ao rock sem muita sutileza, garantindo melodias suaves e uma delicada estrutura instrumental, desenhada ao milímetro. O uso de teclados diferentes, como Hammonds, Mellotrons e Moogs, e instrumentos de sopro, principalmente a flauta, era bem comum. Eles apreciavam as melodias e os detalhes, e os trabalhavam com excelência, e não poluiam as músicas com excessos musicais ou exibicionismos técnicos. Dificilmente um instrumento tinha destaque absoluto, eles trabalhavam por momentos, mas solavam em algumas nuances isoladas. Muitos gostam de dizer que é como música clássica tocada como rock. Era algo muito peculiar, de grande riqueza musical, e sua unicidade o fez dissociar-se de todo o restante de subgêneros. Era uma missão ingrata classificar qualquer banda daquele país que não fosse com o termo "Rock Progressivo Italiano", que foi usado também para esclarecer os ardorosos fãs ingleses e americanos. Mas além dessa generalizada influência nativa, as bandas também tinham algo do prog inglês, do jazz, do blues, do psicodélico, e até mesmo dos subgêneros do prog rock supracitados, como Rock In Opposition e o Zeuhl. A presença ou ausência desses elementos variava em cada banda, e davam a elas singularidade, o que valorizava a cena e a tornava ainda mais rica e diversa.

Premiata Forneria Marconi
Mas, apesar de toda a qualidade das bandas, a quantidade delas era tão exorbitante que acabou fazendo o gênero engolir a si mesmo. Apesar do gênero ser popular no país, as bandas locais não tinham público e consequentemente não vendiam muitos discos, então eram obrigadas a encerrar suas atividades. Além do mais, os anos 70 foram os mais prolíficos para o rock em geral e era impossível comprar tudo o que você quisesse ouvir. Existem raras exceções de bandas que conseguiram lançar mais do que 3 discos, e as que conguiram esse feito são os medalhões que ainda estão na ativa e são mundialmente conhecidas, como Premiata Forneria Marconi, Banco Del Mutuo Soccorso e o Le Orme, que lançou o disco La Via Della Seta este ano. Há também bandas que lançaram apenas um disco e se tornaram clássicas, como  Semiramis e Museo Rosenbach e os seus cultuados Dedicato a Frazz e Zarathustra, e até bandas que ainda nem foram descobertas e estão "esperando" que seus discos não lançados sejam achados nos arquivos antigos das gravadoras. Tudo aconteceu de forma muito rápida e estranha demais. Mas apesar disso, ou justamente por isso, a cena italiana virou cult, ganhou um grande grupo de amantes fiéis e deixou um belo legado, que a impediu de cair na obscuridade. O país continuou gerando bandas do gênero nos anos 80 e 90, com uma sonoridade mais moderna, mas mantendo vivo o espírito dos anos 70 e o respeito aos ídolos deste gênero tão rico e bem servido de belas bandas.

Download

Tracklist:

New Trolls - Cadenza, Andante Con Moto
Concerto Grosso

Le Orme - Cemento Armato
La Collage

Premiata Forneria Marconi - Per Un Amico
Per Un Amico
Banco Del Mutuorzo Socorzo - Cento Mani, Cento Occhi
Darwin!

 Museo Rosenbach - Dell'Eterno Ritorno
 Zarathustra

 Maxophone - C'e'un Paese Al Mondo
Maxophone

 Biglietto Per L'Inferno - Confessione
Biglietto Per L'Inferno

 Alphataurus - La Mente Vola
Alphataurus

Buon Vecchio Charlie - Evviva La Contea Di Lane
Buon Vecchio Charlie

Locanda Delle Fate - Cercando Un Nuovo Confine
Forse Le Lucciole Non Si Amano Più

 L'Uovo Di Colombo - Consiglio
L'Uovo Di Colombo

 Area - L'Elefante Bianco
Crac!

 Quella Vecchia Locanda - Sogno, Risveglio e...
(Quella VEcchia Locanda)

I Giganti - Avanti
Terra In Boca

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More