sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Review: Tedeschi Trucks Band - Revelator


Por Gabriel Albuquerque

Formada pela cantora e guitarrista Susan Tedeschi e o seu marido, o também guitarrista Derek Trucks, o supergrupo Tedeschi Trucks Band já percorre os Estados Unidos desde o ano passado, se apresentando com frequência (inclusive em grandes festivais), fazendo covers de blues e com algumas canções próprias.

Mas só foi esse ano que a trupe entrou em estúdio para gravar seu primeiro álbum. No clima de brisa de verão, Revelator é uma pequena obra prima. Produzido pelo premiado Jim Scott e pelo próprio Derek Trucks, o disco de estréia do grupo traz um híbrido de southern rock, delta blues, soul e funk setentistas, executado por instrumentistas de primeiríssima linha.

Derek Trucks, especialista no 'slide guitar', ficou famoso pelos longos solos como integrante da Allman Brothers Band. Mas em Revelator tudo é mais coeso, e o guitarrista brilha com riffs simples, mas potentes e funkeados ou em solos inspirados carregados de emoção, como ''Learn How To Love'' e ''Don't Let Me Slide'', respectivamente.

A voz inconfundível e impecável de Susan Tedeschi também é fundamental. Cantora loira com vozeirão negro, é ela quem dá o tempero especial para ''Come See About Me'', que abre o álbum com um indefectível riff de bateria; e para as tocantes ''Until You Remember'' e ''Midnight In Harlem'', a melhor do CD.

Mas seria injustiça restringir a banda apenas a seus dois líderes. Todos os músicos do grupo são verdadeiros peritos talentosos até os dentes em seus instrumentos. A maior prova disso está na pequena jam session ''Shrimp and Grits'', um delicioso funk blues instrumental. 

Sem as firulas dos principais nomes do southern rock, a experiente Tedeschi Trucks Band acertou o passo já no seu primeiro registro: Revelator é um disco simplesmente brilhante. Agora nos resta esperar o segundo álbum e o segundo show no Brasil.


Nota 9,5
Tracklist:
1. Come See About Me
2. Don't Let Me Slide
3. Midnight In Harlem
4. Bound For Glory
5. Simple Things
6. Until You Remember
7. Ball And Chain
8. These Walls
9. Learn How To Love
10. Easy Way Out
11. Love Has Something Else To Say
12. Shelter

1 comentários:

Sensacional! Um dos melhores álbuns do ano.

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More