segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Review: Tonho Crocco - O Lado Brilhante da Lua


Por Gabriel Albuquerque


Há dezoito anos como vocalista do grupo gaúcho Ultramen, extinto há três anos, Tonho Crocco agora dá início à sua carreira solo com o lançamento de O Lado Brilhante da Lua. O título é uma referência ao famoso Dark Side Of The Moon, do Pink Floyd. Coincidentemente ou ou não, ambos os discos passaram pelo também famoso Abbey Road - o Lado Escuro foi inteiramente produzido no estúdio; o Lado Brilhante ganhou a masterização londrina.

Mas as semelhanças terminam por aí. O Lado Brilhante da Lua desfila nove músicas iluminadas e radiantes,  que transitam entre o funk, soul, samba-rock e o samba de raíz, seguindo a receita de Tim Maia, Banda Black Rio e o subestimado guitarreiro Luís Vagner, que também participa do álbum na faixa ''Abre Alas (O Carro Destemido)''.

Depois da vinheta inicial ''Momo King'', faixa-título com uma guitarra chorosa e seus imponentes ataques dos metais já dá as boas vindas com um gingado irresistível, o que também acontece em ''Conjunto da Obra'' e ''Quadratura'', enquanto que na em ''Abre Alas'' o que brilha é o suingue da percussão.

''Réu Primário'' é dona de um delicioso groove malandro do baixo num híbrido de sambalanço e soul, apoiado em uma boa letra, que chega a lembrar ''Réu Confesso'', de Tim Maia. As belas, mas não menos sacolejantes, ''Samba da Gamboa'' e ''Árida Saudade'', encerram o play com um ótimo resgate ao samba carioca, também interpretado com naturalidade por Tonho, que também foi responsável pelos arranjos e guitarra do álbum.

Tonho Crocco não criou nada novo. A fusão do samba e demais sonoridades brasileiros com a black music acontece desde os anos 1970. Mas isso não tira o seu mérito. Versátil e natural; dançante, cheio de suingue e malandragem, Crocco faz um retorno àquela década, mas sem reverênciá-la. E por isso O Lado Brilhante da Lua é um bom disco, que vai lhe fazer balançar com todas as faixas.


Nota 8,5

Tracklist:

1. Momo King (Intro)
2. O Lado Brilhante da Lua
3. Abre Alas (O Carro Destemido)
4. Teto Solar
5. Réu Primário
6. O Conjunto da Obra
7. Quadratura
8. Doce Amargo
9. Samba da Gamboa
10. Árida Saudade



0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More