sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Review: Beastie Boys - Hot Sauce Committee Part Two


Por Gabriel Albuquerque

O rap teve origem nos suburbios norte-americanos com jovens negros marginalizados que queriam fazer música para expressar toda a sua indignação e protestar contra o sistema. Mas ironicamente, os Beastie Boys, um de seus mais famosos grupos é um trio formado por três branquelos descendentes de judeus, cujo maior protesto que fizeram foi lutar pelo seu direito de festejar.

Depois de um (razoável) disco instrumental e Adam Yauch ter sido diagnósticado com câncer, esperava-se que o trio retornasse com um trabalho mais sério e frio. Mas para alegria geral dos fãs, não passou de expectativa. Os Beastie Boys voltaram animados e bem-humorados, com ânimo o suficiente para lançar um álbum quase tão bom quanto os clássicos Licensed To Ill (1986) e Check Your Head (1992).

Em Hot Sauce Committee Part Two, Mike D, Ad-Rock e Adam Yauch até vão bem ao flertar com elementos pouco vezes ouvido no som dos Beastie Boys, como a eletrônica (''OK'' e '' Multilateral Nuclear Disarmament'', com uma admirável groove) e o reggae (''Don't Play No Game That I Can Win'', com participação de Santigold). Mas o trio se sai melhor em sua já tradicional mistura de rap com funk e punk, onde destacam-se a arrasadora faixa de abertura ''Make Some Noise'' e as batidas poderosas de ''Too Many Rappers'', feita em parceria com o conterrâneo Nas.

Com maestria e experiência, os Beastie Boys são a prova viva de que é possível fazer música divertida e descontraída sem se perder em composições fracas e batidas diluídas. Mostra que o rap verdadeiro ainda não morreu em palminhas ritmadas e composições acéfalas de gente como Lil Wayne e Kid Cudi, dois dos principais nomes da atual cena hip hop.


Hot Sauce Committe é um dos melhores momentos da carreira dos Beastie Boys.


Nota 8,5:




Tracklist:
01. Make Some Noise
02. Nonstop Disco Powerpack
03. OK
04. Too Many Rappers [new reactionaries version] (ft. NAS)
05. Say It
06. The Bill Harper Collection
07. Don’t Play No Game That I Can’t Win (ft. Santigold)
08. Long Burn The Fire
09. Funky Donkey
10. The Larry Routine
11. Tadlock’s Glasses
12. Lee Majors Come Again
13. Multilateral Nuclear Disarmament
14. Here’s A Little Something For Ya
15. Crazy Ass Shit
16. The Lisa Lisa/Full Force Routine

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More